Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida às fatias

Gostava de escrever um texto inspirador que servisse de meta a este blog... mas não há! É consumir depressa antes que acabe!

Vida às fatias

Qua | 05.06.19

Chocada

Fatia Mor

A notícia de que uma menor holandesa terminou a sua vida (em circunstâncias que têm sido mediatizadas) por questões de sofrimento mental, derivado de uma depressão com origem em traumas relacionados com abusos sexuais deixou-me perturbada.

Em primeiro, sou mãe. Mãe de duas meninas, e mesmo sabendo que os rapazes podem ser alvos de iguais abusos, não pude deixar de pensar no que o futuro pode reservar às minhas filhas. As mulheres continuam a ter uma incidência mais elevada de casos de abusos e violência. Os scripts sociais continuam a perpetuar mitos como o token refusal (assumir que um não é apenas uma forma de dizer sim mais interessante) ou que a roupa que escolhem dita a atracção imparável do homem. 

Em segundo, sou psicóloga. O sofrimento mental, emocional, psicológico, chamemos-lhe o que quiserem, continua a ser colocado num patamar inferior. Podemos sofrer tanto ou mais psicologicamente do que fisicamente; aliás, há quem consiga controlar ou dominar o sofrimento físico com a sua resiliência mental, mas o inverso não acontece. Ninguém deixa de sofrer mentalmente só porque está fisicamente bem. Aliás, esse deve ser o grande problema. A sua invisibilidade faz com que seja fácil diminuir o outro no seu sofrimento. 

Em terceiro, sou humana. Custa-me horrores ver uma vida em potencial ser perdida por uma situação destas. Independentemente de concordar ou não se concordar com o suicídio (e não concordo por questões religiosas), custa-me compreender que o sistema falhou. Falhou quando esta jovem sentiu vergonha e achou que nada poderia ser feito. Falhou na incapacidade que tem em julgar como crime e rapidamente estas situações, em criar penas adequadas a estas situações. Falhou no apoio que é prestado a quem está em depressão. Falhou. E continuamos a falhar todos os dias. 

Estou chocada. Perdeu-se uma vida em potencial. 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.